10 dicas para seu filho comer melhor

Qual mãe nunca sofreu por ver seu filho comer mal? Pode ser que esteja doentinho, manhoso ou porque realmente não é do time dos comilões, em qualquer um dos casos, pode se tornar um estresse para toda família.

Todos os dias eu escuto: seu filho come bem? A resposta é: Sim, come. Ou melhor, eu acho que come porque ele é bem magrelo. Mas a história nem sempre foi assim.

Com mais ou menos um ano e meio de idade ele começou a recusar o almoço. Troquei o tempero, fazia comidas coloridas e nada. Acabava cedendo e algumas horas depois ele tomava o leite, que ama.

O pediatra me falou: mãe, ninguém morre de fome se tiver comida e ele precisa almoçar. Chega de oferecer leite. Cada vez que ele se recusar a comer você retira o prato e quando ele quiser tomar o leite você oferece o mesmo prato (pode trocar a comida, mas tem que ficar na mesma constituição). Se ele não comer ok, na próxima vez que sentir fome ofereça o prato novamente. Pronto, em dois dias meu problema estava resolvido. Sem muito estresse e sem muito trabalho.

Claro que existem crianças e crianças… Vou dar 10 dicas que fui recolhendo através das conversas com as mamães por ai. Quem sabe pelo menos uma ajude na sua casa:

1-Ofereça primeiro o que ele menos gosta. Uso essa tática até hoje. Se eu aparecer com brócolis e ovo acabou o almoço. Serão brócolis e ovo até o fim.

2- Evite bebidas durante a refeição. Por uma questão lógica, ele vai se encher de líquido e não vai comer.

suco

3- Ofereça alimentos pequenos. Aqui um bife já cortado em pedacinhos vai embora rapidinho.

4- Leve seu filho para cozinhar com você. Especialmente para os maiores essa dica é valiosa. Vale plantar legumes e verduras em casa, colher, preparar e comer. Tudo vira diversão.

cozinha pais

5- Ainda para os maiores: envolva a criança na escolha do cardápio da semana. Ofereça opções e peça ajuda para decisão final.

6-Ofereça o alimento rejeitado de formas diferentes: assado, cozido ou frito (essa ultima opção melhor para quem tenha fritadeira elétrica livre de óleo). Ou misture a beterraba na panqueca por exemplo. Bolinhos assados são sempre bem vistos pelas crianças.

7- Jejum antes do almoço. Percebi que meu filho come bem se ficar no mínimo duas horas sem comer antes do almoço ou da janta. Só ofereço água. È fome na certa!

8- Seja criativa! Crianças amam imaginação. O aviãozinho funciona bem por aqui ainda.

como-fazer-seu-filho-comer-frutas-02

9- Sentem-se à mesa para fazer a refeição em família e claro, coma com prazer tudo o que você quer que ele coma. Eles aprendem muito mais por observação.broclis mao

10- Simplesmente ignore a sujeira. Sempre deixei comer com as mãos e agora com dois anos não dou a mínima para sujeira. Conhecer as texturas faz parte do aprendizado. Estou introduzindo os talheres e por enquanto nada de encanação!

sujeira comida

A refeição deve ser um momento tranquilo para toda família. Desligue televisão, tablet, celular e curta. Espero ter ajudado! Boa sorte!!

Por Ana Carolina

Fonte:

Imagens –  Google

Comentários

Comentários