8 dicas para criar bons hábitos de sono

Está com dificuldades para fazer o seu bebê dormir? Confira aqui as 8 dicas que podem te ajudar a melhorar os bons hábitos de sono.

Um estudo australiano publicado no mês de maio do ano passado, (https://news.flinders.edu.au/blog/2018/05/21/toddler-bedtime-can-switch-sleep/), no periódico Sleep Medicine, mostra um novo caminho para melhorar o sono das crianças de 1,5 ano a 4 anos. O método, chamado de bedtime fading, consiste em adiar um pouco o horário de deitar para que a criança chegue na cama já bem sonolenta. No caso dos bebês menores o bedtime fading pode deixar a criança mais irritada.

A ideia é que, ao aumentar o tempo acordado e restringir um pouco a oportunidade de dormir, o sono venha mais fácil e o relógio biológico entre nos eixos.! O sono é tão importante para o bebê como a alimentação. É durante o sono que a criança cresce e desenvolve devido os hormônios produzidos nesse período. Conheça 8 dicas para melhorar o sono dos pequenos.

1.      Estabeleça uma rotina do dia: o bebê tem que perceber a luz do dia, para que ele perceba que é durante o dia que acontecem as coisas. Durante as sonecas não escureça o quarto. Para que o bebê entenda que é só uma soneca.

2.      Estabeleça uma rotina da noite: à medida que se aproximar a hora de dormir, reduza as atividades e os estímulos. Diminua os estímulos visuais e a iluminação da casa. Dê um banho relaxante, leia uma história e cante canções de ninar.

3.      Faça uma massagem no bebê: ela tem a capacidade de relaxá-lo.

4.      Dê um banho antes de colocar o bebê para dormir: ele fica mais relaxado.

5.      Amamente o seu bebê: você pode tentar a mamada dos sonhos. Geralmente uma mamada antes de dormir e mais ou menos outra meia noite para o bebê dormir por mais tempo. Alguns bebês respondem muito bem dessa forma, outros não! Temos que ver como cada um será!

6.      Seja consistente no ritual do sono do bebê: mantenha luzes apagadas, evite fazer barulho e na hora de dormir evite o contato visual. O olho no olho é muito estimulante.

7.      Observe o bebê: como é seu temperamento? O que o estimula? Quando conhecemos o que estimula e o que acalma o bebê, isso pode ajudar no sono!!!

8.      Não precisa ficar acordando o bebê para trocar a fralda com xixi! Caso ele acorde, aproveite e aí sim troque a fralda e após o amamente. E se lembre, sem bate papo nesse momento!

Leia também: http://afetodemae.com.br/mitos-e-verdades-sobre-o-sono-dos-bebes/

http://afetodemae.com.br/como-ajudar-o-bebe-a-dormir-a-noite-toda/

Loretta Campos
Pediatra pela Universidade de São Paulo (USP), Consultora Internacional em Aleitamento Materno (IBCLC), Consultora do sono, Educadora Parental pela Discipline Positive Association e membro das Sociedades Goiana e Brasileira de Pediatria. A médica aborda temas sobre aleitamento materno com ênfase na área comportamental da criança e parentalidade positiva.

Comentários

Leave a comment