A importância do teatro para crianças

Na infância a maior habilidade que temos é a capacidade de inventar e “fazer de conta”, esta habilidade está diretamente ligada ao desenvolvimento físico e intelectual das crianças, em qualquer situação que a criança imagina, ela também obtém consciência de suas atitudes e de sua capacidade corporal, por isso o teatro também tem importância no desenvolvimento espacial e anatômico do próprio corpo e de outros.

Portanto o teatro na Educação Infantil tem papel fundamental e é ali que muitas habilidades e aprendizagem se conectam, nas aulas o aluno tem contato e aprende a improvisar, socializar, oralizar, usa e abusa da criatividade, coordenação, memorização e, além disso, ainda instiga a leitura, a pesquisa, vocabulário.

Mas não são só estas habilidades, há também as mais concretas como a pintura corporal, a confecção de figurinos a montagem do cenário, tudo sempre trabalhado lúdica e didaticamente.

Um ponto fundamental que também devemos abordar é que o teatro permite ao educador que ele perceba traços da personalidade, comportamento individual e em grupo, e também seu desenvolvimento que posteriormente pode ser transformado em práticas pedagógicas para corrigir comportamentos ruins e incentivar talentos e promover habilidades.

É necessário também que se ressalte que o teatro é uma forma de os educadores descobrirem se a criança enfrenta algum problema dentro do lar, esta percepção é feita através do exercício de repetição de comportamentos, pois sabemos que a criança repete os comportamentos que estão a sua volta e o teatro dá a oportunidade de reconhecimento de algumas questões físicas e psicológicas que podem e devem ser tratadas de uma maneira a não causar traumas para o resto da vida.

Portanto, podemos perceber que a contribuição do teatro para a Educação Infantil é enorme e deve nos próximos meses virar lei, procure a escola de seu filho e veja se há aula de Teatro e mais importante como são feitas estas aulas.

Luiz Berti – Diretor da Escola Rhinos Filii Educação Infantil

Comentários

Comentários