Cada idade, uma tarefa certa

Aqui em casa aos 5 anos estamos na “fase da ajuda” e contribuição com as tarefas de casa. Eles demonstram o interesse e vontade em participar.

Ontem fomos ao mercado, cada com o seu carrinho, dividi as compras entre eles, eles colocaram tudo no caixa para pagar.

Gabriel demonstra um senso de organização incrível, ao chegarmos em casa, ele guardou toda a compra, ia me perguntando aonde era para guardar e fui falando e ele fazia a atividade certinho.

A pedagogia Montessori trata disso, sobre as tarefas que seu filho pode fazer sozinho e em qual idade e diz que nós pais queremos que os nossos filhos se tornem adultos responsáveis e educados. No entanto, a maioria dos pais passa o dia a limpar a bagunça de suas crianças. Se elas não forem ensinadas desde muito cedo a ajudar nas tarefas, dificilmente o farão quando crescerem.

Para conseguir isso, a escola Montessori criou uma tabela de tarefas de acordo com a idade de cada criança.

A maioria são afazeres domésticos. O cumprimento destas tarefas irá ajudar os mais pequenos a desenvolver o seu pragmatismo, habilidades motoras e experiência sensorial, fazendo-os sentir úteis e importantes.

De 2 a 3 anos:

Guardar os brinquedos, tirar seu prato da mesa, guardar os sapatos, colocar a roupa suja no cesto, limpar pequenas superfícies, pegar frutas e legumes na fruteira, por guardanapos na mesa, tirar a própria roupa.

De 4 a 5 anos:

Arrumar a cama, colocar roupa dentro da máquina (não ligar, só colocar), guardar as próprias roupas, guardar as vasilhas de plástico, ajudar a por a mesa, limpar a poeira de alguns móveis, regar plantas, separar o lixo para reciclagem.

De 6 a 8 anos:

Lavar louça, por e tirar a mesa, tirar o lixo da casa, varrer, passar aspirador em alguns cômodos, lavar parte do quintal, guardar as próprias roupas, pendurar roupa no varal de chão.

De 9 a 11 anos:

Preparar lanches rápidos, limpar a poeira dos móveis, limpar os espelhos, trocar a roupa de cama, cuidar de animais domésticos, ajudar no preparo das refeições, guardar a louça, fazer lista de supermercado.

De 12 a 14 anos:

Lavar banheiros, por roupas para lavar, passar pano no chão, cuidar das plantas, cuidar de irmãos menores, preparar pequenas refeiçoes, fazer compras rápidas, separar contas para pagar.

“Quando uma criança se sente confiante, ela deixa de buscar a aprovação dos adultos a cada passo”. Maria Montessori

Comentários

Leave a comment