Cartão de estacionamento para PCD: como pedir, onde tirar

O direito de dirigir foi estendido a todos os cidadãos, inclusive aos portadores de deficiência (PcD). Além de milhares de carros estarem sendo adaptados a eles, são concedidas também, vagas em estacionamentos por meio de um cartão específico.

Segue aqui os passos de como e onde solicitar o cartão de estacionamento para vaga especial.

O cidadão portador de deficiência deve comparecer ao Departamento de Operações do Sistema Viário – DSV de sua cidade, ou diretamente no Detran, ou acessar o endereço eletrônico da Prefeitura de seu município.

É preciso preencher alguns documentos para dar entrada na petição do cartão de estacionamento, sendo esses:

– Formulário de requerimento do cartão, devidamente preenchido o documento pode ser solicitado na internet através do site da prefeitura da sua cidade.

– Formulário de Atestado Médico, que comprove a deficiência, discriminando o Código Internacional de Doenças (CID), juntamente com o carimbo, o CRM e a assinatura do médico, com data válida para até três meses.

– Documento original de identidade, ou um com foto recente;

– Comprovante de residência recente;

– Apresentação de documento ou laudo médico, que comprove alguma deficiência intelectual ou fisica juntamente com o documento de identidade com foto.

Fonte: Mundo do Automóvel para PCD.

Mesmo tendo o direito à vaga especial de estacionamento há anos, somente alguns meses antes da minha cirurgia de artoplastia total de joelho é que fui em busca desse direito.

Sei lá, antes das coisas realmente se complicarem na locomoção eu não sentia a necessidade mesmo então nunca corri atrás. Mas é direito viu gente. Não façam como eu.

Beijos!

 

Carla Biscaldi

Comentários

Leave a comment