Como engravidar mais rápido?

 

O sonho de constituir uma família faz com que muitos tentantes busquem ajuda especializada quando a dificuldade de concepção impede a realização desse objetivo. Assim, muitas dessas pessoas têm interesse em saber como engravidar mais rápido.

Um casal só é considerado infértil após um ano de tentativas sem sucesso, no entanto, nesse período existem diversos cuidados que podem ser tomados com o objetivo de aumentar as chances de concepção. Quer saber como engravidar mais rápido? Então confira as 10 dicas a seguir!

10 dicas de como engravidar mais rápido

É importante que o casal que está tentando ter filhos adote hábitos de vida saudáveis e compatíveis com esse objetivo. Ainda que alguns casos vão demandar auxílio médico, seguir essas dicas de como engravidar mais rápido pode evitar a necessidade de técnicas mais invasivas posteriormente.

1. Cuide da alimentação

A saúde tanto da gestante quanto do parceiro é um aspecto fundamental para aumentar as chances de concepção e esse fator depende de uma alimentação balanceada e rica que inclua fontes diversas de nutrientes, vitaminas e minerais. Opte principalmente por alimentos naturais e orgânicos, evitando aqueles com agrotóxicos ou processados.

2. Beba muitos líquidos

O consumo de líquidos é essencial para manter o corpo hidratado, principalmente água. A ingestão adequada de água permite que todo o organismo funcione melhor, o que inclui o sistema reprodutor.

3. Mantenha uma rotina relaxante

O estresse é uma das situações que dificultam a concepção, pois afeta o ciclo menstrual feminino, impacta a vida do casal e, inclusive, reduz a libido. Por essas razões, para quem está buscando alternativas de como engravidar mais rápido manter uma rotina relaxante é fundamental.

4. Evite o consume de álcool e tabaco

Para as tentantes um dos grandes vilões de uma gestação saudável é o consumo de álcool e tabaco. Enquanto o de álcool pode ser reduzido durante o período de tentativas e só cortado caso a gestação se confirme, o tabaco deve ser completamente eliminado da rotina já quando o casal decidir pela gravidez.

5. Pratique exercícios físicos

A prática de exercícios físicos é indicada para ajudar a manter o casal mais saudável, fortalecendo principalmente a mulher, pois a gestação inclui um peso adicional e a fraqueza muscular pode resultar em problemas posturais e de coluna severos.

Apesar de indicados, os exercícios devem ser realizados moderadamente. O excesso de atividades físicas está relacionado com a ausência de menstruação.

6. Mantenha o peso adequado

A manutenção do peso adequado está entre as dicas de como engravidar mais rápido, pois ajuda no processo de concepção e controle hormonal, mas também influencia a saúde durante a gestação, com menos riscos para a gestante e para o bebê.

7. Atente-se ao período de ovulação

Se o objetivo é saber como engravidar mais rápido, é essencial fazer o controle do ciclo para identificar quando é a ovulação e ter relações durante o período. Os espermatozoides ficam vivos cerca de 48 horas até 72 horas no organismo feminino, o que indica que as tentativas podem começar alguns dias antes do prazo.

Outra dica é usar o teste de ovulação para aumentar as chances de concepção ao ter relações no período mais adequado.

8. Mantenha uma vida sexual ativa

Uma vida sexual ativa e feliz é muito importante para que o casal tenha mais chances de conceber um filho. As relações não devem ser vistas como uma obrigação, mas sim proporcionar prazer e conexão entre o casal, o que também aumenta as chances de sucesso na tentativa.

9. Visite o ginecologista

Mesmo que não haja problemas ginecológicos ou suspeita de infertilidade, o casal deve visitar o ginecologista assim que decidir ter filhos. O médico vai verificar a saúde da paciente, pedir exames e também avaliar se as vacinações estão em dia.

10. Tome ácido fólico

Ao visitar o ginecologista é muito possível que o médico indique a ingestão de ácido fólico durante o período de tentativas e na própria gestação. Esse suplemento contribui na prevenção de doenças do tubo neural no bebê, como a espinha bífida, e também do cérebro, como a anencefalia.

O especialista também pode receitar vitaminas, no entanto, esses suplementos só devem ser tomados com prescrição médica.

Com essas dicas de como engravidar mais rápido o casal garante que além de uma gestação em menos tempo, também seja uma gravidez mais saudável e com menos riscos para a gestante e para o bebê.

Comentários

Leave a comment