Como reconhecer talento em nossos filhos?

Como que a gente pode refletir sobre essa demanda dos pais criarem seres humanos livres, que reconheçam seus talentos.

Como descobrir talentos na educação dos filhos, como trabalhar neles esse lado genial?

Como trabalhar mais esse lado genial e explorar isso nos nossos filhos. Missão difícil né?

Nem sempre sabemos como começar essa tarefa.

No evento da Nestlé nas últimas semanas, teve um bate papo fantástico com Astrid Fontenelle e Marcos Piangers onde o tema abordado foi exatamente.

Como disse Astrid, no final do ano uma nova discussão entre as escolas de São Paulo que se tornou relevante principalmente entre as crianças que está em idade escolar a partir dos 6 anos.

As escolas têm entre as primeiras linhas de apresentação “Vamos formar novos líderes”, ela disse que claro que nós pais queremos novos líderes na política, precisamos disso, mas disse que sente que quando uma escola fala isso estão levando a uma necessidade brutal de ter o seu filho como número 1.

A pergunta, é isso que queremos para nossos filhos?

Relatou que desde que o filho dela começou andar, ela percebeu a habilidade dele pela música e dança, obviamente ela ofereceu a ele aula de música, muitos de nós pais também fazemos o mesmo em situações como essa, afim claro de incentivar aquele dom que a criança demonstrar ter.

Conclusão, o filho dela não quis.

É difícil para para nós pais sacar o que é que vai fazer o nosso filho feliz, estamos antecipando tudo na vida das crianças e deixando de proporcionar o principal, a felicidade a elas e a felicidade não está na busca para seu filho ser número 1, colocar eles para estudar mandarim por exemplo, ou aquele aquele curso que está olá “modinha”, sabe?

Na própria brincadeira com os nossos filhos conseguimos identificar a habilidade deles.

Não adianta nós forçarmos nossos filhos a ser um talento da música, a escrever com a mão esquerda, a gostar de matemática ou se interessar pela profissão dos pais.

Quando você é super envolvido com artes cênicas e seu filho resolver ser ator é muito fácil, fantástico, ele está no caminho.
Diferente de quando você ama artes cênicas e seu filho quer ser Ceo, esse é o momento de desconexão, disse Piangers.

A nossa geração tem uma peculiaridade que é muita informação. Está no nosso bolso todas as respostas, porém carregamos sempre muita culpa e cobranças.

Apresente aos seus filhos as coisas, como a barça por esse exemplo que fez parte da nossa história, as crianças de hoje em dia não sabem o que é isso, disse Piangers que apresentou a filha e ela disse “pai é a Wikipédia impressa?”.

Explicar aos nossos filhos sobre o sistema, como por exemplo, explicar como funciona a música, explorar suas potencialidades.

Todas as crianças se interessam por tecnologia nos dias de hoje, procure explicar para seu filho como funciona esse sistema, é importante que eles entendam por exemplo como alguém fez aquilo e que existem milhares de pessoas trabalhando por trás disso que fazem aquilo e que nossas crianças podem ser agentes transformadores.

Quando as nossas crianças entendem como as coisas foram construídas fica mais fácil explorar potencialidade

Nós não podemos esconder o mundo dos nossos filhos, apresente sempre tudo a eles.

Comente o que você pensa sobre o assunto.

Comentários

Leave a comment