Dicas para os enjoos na gravidez

Quando estava grávida dos gêmeos sofri muito com os enjoos até o primeiro trimestre da gestação. Perdi peso, mal conseguia comer. A maioria das gestantes é afetada pela fase do enjoo e para tentar evitá-la recorre a inúmeras receitas. Mas cuidado, não vá fazer tudo que lhe mandam, essa é uma fase temporária.

O enjoo, infelizmente, mamãe, é o sintoma mais frequente da mulher grávida. Você sabia que ele acontece cerca de 70% das mulheres no primeiro trimestre da gestação, principalmente no segundo e terceiro mês, podendo se prolongar em poucos casos até o final da gestação, estes chamam se hiperemese gravídica.

Não há uma receita infalível que acabe com o enjoo. O que vale para uma mamãe pode não ter efeito nenhum para outra.

Há alguns fatores que podem ser a causa dos enjoos, mas não é nada comprovado. Uma das teorias são os níveis de hormônios que aumentam e se alteram no primeiro trimestre.

A progesterona, que é responsável por manter a gravidez, deixa o estômago mais preguiçoso, isto é, há uma lentidão no trato gastrointestinal. Portanto, o alimento demora a chegar ao intestino, provocando os enjoos e até os vômitos.

Existem trabalhos que indicam que mulheres que têm altos níveis do hormônio gonadotropina coriônicas (hcg) são mais propensas a ter enjoos, como as mulheres grávidas de gêmeos. Mas ainda não existe relação consistente entre algum nível de hCG e enjoo, pois duas mulheres com o mesmo nível de hCG podem apresentar sintomas diferentes.

Geralmente, os enjoos aparecem na parte da manhã. Ou as futuras mamães já acordam enjoadas e ou enjoam assim que levantam. Por isso os enjoos são chamados de enjoos matinais. Isso não é regra, os enjoos podem aparecer também à tarde e à noite.

Na grande maioria dos casos, as mamães conseguem contornar esses enjoos em casa mesmo. Raros os casos de mamães que perdem muito peso, ficando desidratadas e tendo que tomar alguma medicação para controlar os enjoos. Caso isso aconteça, o médico deverá ser consultado.

A fase dos enjoos varia de mulher para mulher, mas em geral ocorre entre o final do segundo mês (semana 8) e o final do quinto mês lunar (semana 20).

Veja algumas dicas para evitar os enjoos na gravidez:

Teste e veja o que funciona para você.

-Evitar escovar os dentes com o estômago vazio

Considero esse um dos principais enjoos que tinha na época em que estava gestante, era colocar a escova na boca e já me dava aquela vontade de colocar tudo para fora, então para aliviar esse sintoma matinal eu costumava pular essa etapa e realiza após a dica que esta logo abaixo.

– Coma biscoitos água e sal antes de levantar da cama

O estômago vazio piora o enjoo, isso explica o que disse acima. Ouvi essa dica de amigas que já tinham passado pela fase do enjoo. Separava ao lado da minha cama o biscoito de água e sal para comer antes mesmo de levantar e esperava um pouco para poder evitar o enjoo logo pela manhã. Os biscoitos, alimentos ricos em carboidratos ou frutas podem amenizar os enjoos durante todo o dia.

– Coma pouco, mas de duas em duas horas, o estômago cheio também pode levar ao enjoo já que a digestão está mais lenta, faça pequenos lanches, porções ao longo do dia.

– Evite alimentos gordurosos, pois são de difícil digestão, alimentos muito condimentados e açúcares.

-Evite deitar logo após comer, a sua digestão já fica um pouco mais lenta por conta da gestação.

-Fundamental que esteja bem hidratada, às vezes, água pode aumentar o enjoo. Tente colocar uma fatia de limão na água que irá beber.

– Escreva um diário com o que te deixa enjoada e comece a evitar os principais causadores, algumas mulheres sentem aversões a alguns alimentos ou odores, reconheça.

Se essas dicas não te ajudar, procure falar com o médico que te acompanha, existem medicamentos indicados para gestantes nesta fase.

Se você tiver alguma dica que não listamos aqui, conte para a gente!

 

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