Alimentos que melhoram a imunidade.

Quem nunca pediu para o pediatra um remedinho para “aumentar” a imunidade? A resposta que escutei: quer melhorar a imunidade vá à quitanda todo dia, lá esta cheio de vitaminas que você procura.

Depois de engolir a vergonha de pedir um remedinho milagroso fui pesquisar sobre como dar um up na imunidade naturalmente e fiquei impressionada.  Sempre soube que alimentação baseada em frutas, legumes e verduras é a melhor maneira de se manter saudável, mas confesso que me limitava a vitamina C contida na laranja.

Inúmeros benefícios podem ser encontrados. Segundo a nutricionista Dra. Luciana Jardim para o programa Bem Estar do GNT alguns alimentos podem dar uma turbinada no sistema imunológico:

-“Laranja, acerola, limão, kiwi, e morango são ricas em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades antiinflamatórias. As frutas cítricas aumentam a imunidade são importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares.”

-“Brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, que possuem papel na maturação das células imunes, ajudando na resistência às infecções. Estes alimentos também são ricos em ácido fólico, nutriente que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo”

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-“O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. O alimento também ajuda no controle do sobrepeso e obesidade”.

-“batata yacon contém frutooligossacarídeos (FOS) importantes para a saúde intestinal, e consequentemente, para imunidade”. Para as crianças, devemos respeitar a quantidade 1 colher de sopa por dia. (Revista Crescer)

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-“Cebola, a quercitina presente na alimento é um potencializador da função imune, prevenindo doenças virais e alérgicas. Use sempre em temperos ou crua na salada”

-“Alho, tem função imunoprotetora e uma boa dose de selênio e zinco, nutrientes importantes para evitar gripes, resfriados e outras doenças. Pode ser consumido no tempero das preparações.”

Além desses outros alimentos como cenoura, inhame, shitake e óleo de coco podem ajudar a combater vírus e bactérias comuns nessa época do ano.

Vale lembrar que uma refeição colorida além de tornar a hora do almoço mais divertida agrega muita saúde para os nossos pequenos!

Consulte sempre um nutricionista.

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