Guararema: uma ótima opção de passeio com garantia de encontrar ar puro

Aproveitamos o feriado de Corpus Christi para ir à Guararema, que nessa época do ano é famosa pelo belo tapete enfeitado pelas ruas.

A Isabella hoje aprendeu na prática como é confeccionado os tapetes que enfeitam as ruas para a passagem do Santíssimo Sacramento e o sentido do único dia em que sai pelas ruas.

Guararema fica a cerca de 80 km de São Paulo, entre o Alto Tietê e o Vale do Paraíba, tem acesso fácil pelas Rodovias Ayrton Senna e Presidente Dutra, o que permite um bate e volta para passar o dia.

Tem muitas atrações gratuitas e hoje escolhemos conhecer a Ilha Grande que é uma ilha do Rio Paraíba do Sul localizado bem no centro da cidade.

O espaço foi reurbanizado e ganhou trilhas que percorrem a ilha, totalizando 400 metros, playground para crianças, área para prática de exercícios físicos e jardins.

Playground

No percurso das trilhas, encontramos cartões com dicas de preservação da natureza. Ótimo para o aprendizado das crianças.

Além desses atrativos a Ilha Grande conta com o Núcleo de Educação Ambiental, o NEA,  espaço destinado aos debates e aprendizado sobre assuntos relacionados à preservação e respeito ao meio ambiente.

Árvore feita de garrafas pet – sede do NEA

O acesso a Ilha é gratuito e o horário é das 07:00 as 19:00.

Almoçamos no Bairro Freguesia da Escada, onde tem muitos restaurantes charmosos. Optamos por um bem em frente à Igreja Nossa Senhora da Escada.

Salmão com gergelim e arroz ao molho de camarão

A arquitetura barroca da Igreja e as paredes construídas com taipas de pilão que resistiram ao tempo e foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional  encantam com a sua beleza e simplicidade.

Igreja Nossa Senhora da Escada

Esta é a única igreja que tem a imagem do Santo das causas perdidas no altar, São Longuinho.

Adoramos fazer esses passeios simples em família, pois brincamos, conversamos e sempre fazemos muitas descobertas juntos.

Fotos: Acervo pessoal

Comentários

Leave a comment