Mãe de menino – reflexão sobre a repercussão da Copa do Mundo

Depois do vídeo machista de grande repercussão com russas durante a Copa do Mundo, por conta de uma brincadeira de péssimo gosto de homens que fizeram a russa se “rebaixar” ao nível intelectual deles e fazer pronuncias sobre suas partes genitais, não pude deixar como mãe de dois meninos fazer uma reflexão sobre esse fato.

É nossa obrigação como família criar meninos que não tenham esse desrespeito pela figura da mulher.

Desde cedo devemos ensinar isso através de pequenos gestos do cotidiano e exemplos em casa, para que nossos filhos não tenham um pensamento superior sobre as mulheres.

Qual o problema do menino chorar? Pegar a boneca da irmã? Ajudar nas tarefas de casa? Vestir uma camiseta rosa? Nenhum! Isso são hábitos que no passado era visto de uma forma diferente para legitimar a sua masculinidade.

Então como educar meninos para que eles tenham a sua própria sensibilidade?

  • Ser Homem não é tão importante assim, não te faz ser o primeiro, ele não precisa ouvir do seus pais, “Seja Homem”, a criança precisa ouvir o quanto são gentis, possuem educação com o próximo, são paciente, corajosos, carinhos e amorosos com todos ao seu redor. Portanto é melhor ensinar as qualidades que tornam as pessoas a ser seres humanos melhores e gentis.
  • Ensine a ele que ele não deve tratar as meninas como se elas fosses seres inferiores ou seres frágeis, não se sinta o super herói do desenho.
  • Converse com seu filho que ele não precisa dizer que não sente dor, quando cai e dói para caramba.Qual o problema em chorar?
  • Se estiver com vontade de chorar, chore!!! Não tem problema algum nisso. Todos os seres humanos choram.
  • Não precisa falar palavrões, porque seus amigos falam ou porque viu alguém falar, isso é feio, falta de educação!
  • Explique a ele de que ainda vai ouvir muito sobre o  empoderamento feminino e que por muitos anos as mulheres foram consideradas seres humanos inferiores aos homens mas que este cenário vem mudando ao longo dos anos e que por isso hoje as mulheres estão lutando pelo seu lugar de direito no mundo. Desta forma seu filho entenderá que homens e mulheres são igualmente capazes, inteligentes e fortes, mas alerte de que ele ainda vai ouvir muito sobre esse assunto.
  • Para ele fazer a sua parte na equidade de gêneros, é importante que ele mantenha hábitos inclusivos nas brincadeiras. É importante que ele entenda que ele não perde nada quando uma menina ganhar o poder, é algo que deve ser encarado com naturalidade.
  • Ensine que meninas não devem ser tocadas, contra a vontade delas, a menina deve ser respeita assim como ele.

Educar seres humanos é igual para meninos e meninas, é entender que nós todos somos iguais, temos todos os mesmos sentimentos. É praticar a empatia e sempre pensar que não vamos fazer aquilo que não gostaríamos que fizéssemos com a gente.

É sobre ensinar o amar!

Comentários

Leave a comment