Mães, mil e uma utilidades?

Sempre ouvimos que nós mulheres somos capazes de realizar várias tarefas ao mesmo tempo, não é mesmo?

Realmente as mães estão sempre correndo contra o relógio. Então vou dar algumas dicas para que vocês tenham mais fôlego e possam administrar melhor o tempo e curtir mais ao lado da sua família:

  • Na noite anterior já deixe separada sua roupa e das crianças. Isso fará a sua manhã ser mais prática e rápida e irá te garantir minutinhos a mais de sono.
  • A semana vai iniciar e você abre a geladeira, dispensa e não tem quase nada ou precisa repor alguns alimentos. Antecipe-se. Faça uma lista de todos os itens que precisa comprar. Assim, em uma ida ao mercado, feira ou hortifrúti você já garante a dispensa cheia e sem preocupação de estar fazendo aquele cardápio e faltar algo.
  • Precisa passar roupa? Pagar contas? Espere seu filho dormir para resolver essas questões. Aproveite as horas entre chegar do trabalho e colocar as crianças na cama para poder brincar, jantar todos juntos em família ou assistir a um filme com as crianças já que você passa o dia todo fora de casa, esse é o momento seu e deles, as tarefas de casa você faz depois que dormirem.
  • Deixar a casa em ordem, mesmo que seja só de final de semana, sem perder muito tempo é um grande desafio. E que tal chamar seu filho para participar das tarefas mais simples, como guardar a roupa na gaveta? As crianças adoram e se divertem e você da uma adiantada nas tarefas.
  • Programe uma saída com marido. Aproveite para fazer programas como ir ao cinema, teatro e atividades que o casal gosta na folga das crianças.
  • Arrume tempo para você mesma. Claro que é mais fácil falar do que fazer. Mas é super importante. Você, obviamente, já reparou que consegue ser muito mais efetiva se estiver com as baterias recarregadas, certo?
  • Então planeje algo que você sempre gostou, com suas amigas ou algo que faz tempo que você não consegue fazer depois da chegada dos filhos, isso renovara suas energias.
  • Rotina, rotina, rotina. Nem todo mundo é fã de rotina, mas é bem mais fácil gerenciar a vida com as crianças quando eles sabem direitinho o que espera por elas em cada momento do dia. Se todo o dia, depois da escola, tem banho, por exemplo,  é importante não mudar horários.  A rotina é uma espécie de script de como levar o dia. Claro que ás vezes estamos tão cansadas que é impossível encarnar a “mamãe general”, mas tenha em mente que um pouco de disciplina pode fazer muita coisa mais fácil para você é para eles.
  • Aceite e peça ajuda. Se você tem pessoas por perto, com quem pode contar, use sempre que der. Por mais que a gente gostaria de conseguir fazer tudo, não é possível. Para mães como nós, onde muitas não tem a família perto ou mesmo as que tem é importante e fundamental criar uma rede de amigos e pais que nos resgatem naqueles faça que por exemplo não vamos chegar a tempo de buscar a crianças na escola por conta de imprevistos.
  • Converse com o seu marido. Parece óbvio, mas às vezes a gente acha que só nós sabemos muito bem o que fazer mas nossos maridos também sabem. É bom ajustar as agendas, as listas de tarefas e ver se vocês juntos conseguem se organizar melhor.
  • Essa semana as coisas no trabalho estão complicadas para você? Ele pode sair mais cedo? As coisas funcionam muito melhor se vocês são um time ao invés de cada um ficar jogando por si.
  • E por fim e não menos importante falo da autoestima da mulher e saúde. É muito importante que se você já tinha o hábito de fazer as mãos, pés, cuidar dos cabelos, que você mantenha esse hábito mesmo depois da chegada dos filhos. Além de não esquecer da rotina de exames e consultas médicas.

Espero que essas dicas ajudem as mamães a ter dias melhores com sua família e amigos 🙂
Tem alguma dica para ajudar as mamães? Escreva para nós nos comentários!

Por Bianca Bresciani

 

Comentários

Comentários