Papai Noel existe?

É chegado o Natal e com ele o Papai Noel! Apesar dessa data ter um significado  particular para cada família, é muito difícil uma criança não ficar encantada com o bom velhinho.

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu Alves do site Psicologos em São Paulo  “a fantasia da criança é fundamental para o desenvolvimento cognitivo. Para a criança tudo é novidade, o real e o irreal ainda não tem uma fronteira definida. Viver um mundo de mil possibilidades é algo que pode enriquecer o raciocínio, a capacidade de criar e de pensar em possibilidades para soluções de problemas.”

Pensando no assunto, questionei uma grande amiga, psicóloga e terapeuta de casal, Valeria Paschoal, sobre a crença no Papai Noel e qual era o momento de contar a verdade. A minha conversa foi tão enriquecedora que eu pedi pra ela escrever para todas as mamães que nos acompanham:

 “O universo infantil é cheio de fantasias, que aparecem com frequência nessa época do ano com a expectativa da chegada do Papai Noel. Muitos pais me perguntam sobre o momento certo de contar a “verdade” sobre a existência do bom velhinho para seus filhos, preocupados em serem honestos com os pequenos. Não há o melhor momento, as crianças vão criando suas dúvidas e descobrindo aos poucos os códigos do mundo adulto. Além disso, adultos que apresentam o mundo aos meninos e meninas de uma maneira mágica e cheia de encantamento, não estão faltando com a verdade, mas construindo um lugar seguro para se viver, ensinando que podemos acreditar nos nossos sonhos e nos bons presentes que a vida nos traz. Adultos que continuam experimentando o mundo com encantamento, certamente foram crianças que acreditaram em lendas e personagens mágicos. Final de ano é uma fase em que muitas pessoas fazem reflexões sobre o ano que passou, reacendendo a esperança de um futuro melhor, regada a sonhos e um pouco de magia… afinal, quem não acredita ou espera que o próximo ano seja melhor que este? Feliz natal e que o Papai Noel chegue com o saco cheio de esperança e novas possibilidades na casa de todos vocês!” (Valéria Paschoal).

Procurando explorar esse mundo mágico, descobri um aplicativo muito legal, o Kringl – the proof of santa.

Esse aplicativo é capaz de registrar um ambiente da sua casa (de preferência perto da árvore de Natal claro rs) e fazer com que o Papai Noel interaja nele!

image

É super fácil de usar e o melhor de tudo: é gratuito!  Clique aqui para assitir reações reais de algumas crianças. Vale muito a pena! Feliz Natal!

Por Ana Carolina

Comentários

Comentários