Receitas de sopas de legumes para crianças

O QUE É QUE TEM NA SOPA DO NENÉM ?

Será que tem….. ahhh não importa desde que não apareça nada ! 🍅🌽🍠🥦🥔🥕🍗🍖

Não tem acordo, a Isabella passa longe de verduras e legumes mas adora uma sopinha então é assim que aproveito, pois nunca questiona do que é feito. É sopinha e pronto!

Já tentei aqueles pratos lindos todo decorado mas não rolou por aqui.

Essas são algumas receitas que faço aqui mas para ela sempre bato tudo no liquidificador.

1. Sopa com pedacinhos de quinoa, frango e legumes

Ingredientes:
– 1 xícara de café de quinoa
– 1 xícara de chá de filé de frango
– 1 xícara de chá de abóbora moranga ou cabotia
– 2 xícara de café de chuchu
– 1 colher de sopa de cebola
– 1 dente de alho picado ou massado
– 1 colher de café de óleo de girassol
– 800 ml de água

Modo de Preparo:
Descasque a abóbora e o chuchu tirando todas as sementes. Corte em cubos e reserve. Cozinhe o frango e depois desfie sem descartar o caldo. Reserve. Em uma panela coloque o óleo e refogue a cebola e o alho, adicione os legumes, o frango, a quinoa e a água reservada. Se necessário acrescente mais água. Deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que todos os legumes e a quinoa estejam cozidos. Bata no mixer ou se preferir amasse no garfo.

Rendimento: 5 unidades.

Benefícios da quinoa: ela é riquíssima em proteína, que participa da construção do sistema imunológico e zinco e lisina, também responsáveis por fortalecer esse sistema.

2. Sopa de abóbora e sálvia

Recomendada a partir de 6 meses

Ingredientes:
– 4 xícaras de abóbora picada
– 1 cebola picada
– 1/2 xícara de raíz de salsão picada ou 1 talo de salsão picado
– 1 1/4 xícara de caldo de legumes
– Folhinhas de sálvia
– 2 colheres de sopa de azeite
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:

Coloque o forno para pré-aquecer a 180º. Em uma assadeira acrescente a abóbora, metade da cebola e as folhinhas de sálvia. Regue tudo com uma colher de azeite. Cubra a assadeira com papel alumínio (com o lado brilhante para baixo) e leve ao forno por aproximadamente quinze minutos. Retire e reserve os legumes assados. Aqueça uma colher de azeite em uma panela funda, acrescente a cebola restante e a raiz de salsão. Refogue até as cebolas começarem a dourar. Junte os legumes assados e o caldo de legumes. Cozinhe por vinte minutos em fogo médio. Desligue o fogo e bata a sopa com o mixer ou no liquidificador. Tempere a gosto.

Dica: Se for servir como papinha, retire alguns pedacinhos de abóbora antes de bater. Amasse com o garfo e junte um pouquinho da sopa batida.

Rendimento: serve papai, mamãe e filhote.

Benefícios da abóbora: ela é uma boa fonte de vitaminas A, B e C, fibras, ferro, potássio, cálcio, silício e fósforo, além de também ter função antioxidante. Esse fruto previne anemias, auxilia no combate aos vermes e faz bem para a saúde do coração. As sementes – ricas em zinco – ajudam no desenvolvimento do sistema imunológico.

Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.

3. Caldinho de feijão

ecomendado a partir de 12 meses

Ingredientes:
–  2 xícaras de chá de feijão preto
–  2 folhas de louro
– 1 xícara de chá de cebola picada
– 1 dente de alho amassado ou picado
– 2 tomates sem sementes cortados em cubinhos
– 1 colher de sopa de salsinha
– 1 colher de sopa de óleo de girassol
– 2 litros de água

Modo de Preparo:
Em um refratário, coloque o feijão e cubra-o água. Reserve por 1 hora e escorra a água. Em uma panela de pressão acrescente o feijão, as folhas de louro e a água. Cozinhe por 20 minutos contando a partir do início da pressão. Retire a panela do fogo e aguarde sair todo o vapor. Verifique se os grãos estão todos cozidos e se necessário cozinhe por mais 5 minutos sem pressão. Descarte as folhas de louro. Deixe esfriar e depois bata no liquidificador até ficar um caldo homogêneo. Em uma panela refogue o alho e a cebola no óleo de girassol até dourar. Acrescente o tomate e a salsinha e refogue até murchar. Junte o feijão cozido e deixe ferver em fogo baixo por aproximadamente 5 minutos.

Rendimento: 5 porções.

Benefícios do feijão: ele é rico em zinco, um mineral responsável pela defesa do organismo, combate resfriados, gripes e outras doenças.

*Por Gislaine Donelli, nutricionista do Empório da Papinha.

4. Sopa de abóbora japonesa com couve

Recomendada a partir de 8 meses

Ingredientes:
– 3 xícaras de abóbora japonesa picada
– 1 xícara de cenoura picada
– 1 xícara de cebola picada
– 1 xícara de alho-poró picado
– 1/2 xícara de salsão picado
– 1/2 xícara de pimentão vermelho picado
– 2 dentes de alho espremidos
– 3 folhas de couve bem picadinha
– Talinhos de tomilho
– 1 colher de sobremesa de azeite de oliva
– 1 colher de sobremesa de manteiga sem sal
– 1 litro de água fervente
– Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:
Aqueça o azeite com a manteiga em uma panela grande. Acrescente a cebola, o salsão e o pimentão e refogue por três minutinhos. Junte o alho-poró e o alho espremido e deixe dourar. Adicione as folhinhas do tomilho, a cenoura e a abóbora. Mexa por dois minutos. Coloque a água fervente, abaixe o fogo e cozinhe por vinte e cinco minutos. Desligue o fogo. Espere amornar um pouco e bata a sopa no liquidificador ou com um mixer. Retorne à panela e acrescente a couve picadinha. Tempere com sal e pimenta a gosto. E se necessário aqueça mais um pouquinho!

Dica: Se for servir para bebês, separe alguns pedacinhos de legumes antes de bater para dar textura e deixe para temperar com sal e pimenta somente as porções dos adultos.

Rendimento: a receita serve 3 adultos e 1 criança.

Benefícios da couve: ela é rica em cálcio (que é essencial para os ossos e dentes), vitamina A  (bom para a visão), fibras (que auxiliam no funcionamento intestinal  e no controle dos níveis de colesterol) e vitamina C – poderoso antioxidante que ajuda no sistema imunológico.

Por Fernanda Sacolletto, nutricionista e consultora do Pequeno Gourmet.

 

 

Comentários

Leave a comment