Sinais que seu recém-nascido é saudável!

Quando nasce um bebê, nasce uma mãe… Ainda que no começo pareça que você não sabe nada sobre recém-nascido conforme você e seu filho vão passando os dias juntos, já dá para saber a diferença entre os choros de fome e os de cansaço, a maneira como ele prefere ser colocado para arrotar, entre outras coisas. Mas as dúvidas sempre estão lá, tirando nosso sossego…

Confira essas dicas que provam que você tem um bebê saudável em casa:

1. Seu filho frequentemente se acalma com seu toque e o som da sua voz

Isso prova que: ele está se desenvolvendo emocionalmente.

Recém-nascidos choram. Muito. Infelizmente, apenas conversar não vai fazer com que ele pare de chorar. Entretanto, sua voz era a trilha sonora dele enquanto ele estava na sua barriga, então é algo que realmente chamará a atenção dele. Quando o bebê se acalma na sua presença, é o primeiro passo para estabelecer um bom relacionamento com você e um sinal claro de que ele é está desenvolvendo seu emocional.

2. Você troca as fraldas de 8 a 10 vezes por dia e seu filho continua ganhando peso.

Isso prova que: ele está tomando a quantidade suficiente de leite e crescendo em uma proporção saudável, ainda que a quantidade de leite que ele tome seja variada.

É importante comparecer a todas as consultas pediátricas após o nascimento do seu filho, para que o pediatra possa avaliar o quanto seu filho está crescendo. Um sinal de que está tudo bem são as fraldas molhadas. Acredite nesses indicadores ao invés de ficar preocupada com a quantidade do que ele ingere. Bebês não costumam comer a mesma quantidade todos os dias, o importante é ficar de olho no ganho de peso.

3. Por pelo menos alguns breves momentos do dia, seu filho fica quieto e atento

Isso prova que: ele está observando o mundo e começando a aprender.

As primeiras semanas serão marcadas por mamadas (mais ou menos a cada 2 horas), dormidas (aproximadamente 16 horas ao dia, mas não seguidas) e no meio de tudo isso tem muito choro. O seu filho vai começar a passar mais tempo acordado quando estiver com mais ou menos 1 mês de vida, período em que ele ganhará mais controle dos músculos oculares e conseguirá se concentrar em algo (você, principalmente). Nesse momento você terá a noção de que tem uma esponjinha nas suas mãos. Quando ele estiver quieto e alerta, estará observando e absorvendo tudo a sua volta, processando todas essas informações novas.

4. Seu filho presta atenção em novos sons e se acalma quando ouve música

Isso prova que: a audição dele continua se desenvolvendo e ele está usando o cérebro para discernir sons.

Bebês são capazes de ouvir desde o nascimento, mas leva algumas semanas para que eles consigam filtrar os sons. Com o tempo, alguns sons se tornam mais interessantes do que outros. A música, por exemplo, vai chamar a atenção do seu filho, seja de um brinquedo ou do rádio. Uma vez que você o ver reagindo à música procurando de onde ela vem, você saberá que seus ouvidos estão saudáveis e ele está curioso a respeito do que está ouvindo.

5. Você o pega observando padrões, cores e movimento

Isso prova que: a visão do seu filho está ficando aprimorada.

Você pode até não imaginar, mas quando seu filho está encarando o ventilador em movimento, isso é um sinal de progresso. Bebês nascem com uma capacidade de enxergar apenas 20% da capacidade total e eles só conseguem visualizar apenas entre 8 a 12 polegadas de distância. Próximo aos 2 meses de idade, seu filho começa a enxergar padrões, cores brilhantes e objetos que rodam, como ventiladores e móbiles.

6. Seu filho faz contato visual, sorri para ter atenção e dá risadinhas para as pessoas

Isso prova que: ele está se tornando uma pessoa sociável e feliz.

Entre 2 e 4 meses de idade, seu filho está aprendendo a se conectar com você e está adquirindo mais consciência do ambiente ao seu redor. Em certo nível, ele entende que pessoas interagem mais com ele quando se esforça. Quando ele está com 5 meses, sorrir quando alguém sorri para ele torna-se praticamente um reflexo. Esses comportamentos sociais são importantes indicadores de desenvolvimento da linguagem. Quando o seu filho faz sons com a boca, está testando as cordas vocais e logo deverá começar a falar.

7. Seu filho começa a suportar o próprio peso corporal

Isso prova que: os pequenos músculos dele estão ficando cada dia mais fortes.

Muitos bebês conseguem sustentar a cabeça com 1 mês de idade. Já com 3 meses, eles normalmente o fazem com grande habilidade. Se o seu filho consegue sustentar a cabeça ou mudar de posição no seu colo, ele está flexionando seus músculos. Pequenos exercícios diários, como flexionar os pés até a barriga, ajudam o seu filho a se desenvolver mais rápido, o que facilitará na hora de começar a engatinhar.

8. Seu filho começa a chorar menos e dormir mais

Isso prova que: o sistema nervoso dele está amadurecendo.

Alguns bebês chegam nesse estágio rapidamente e as mães podem dormir mais à noite, outros só alcançam esse estágio depois dos 4 meses de vida. Se o seu filho já passou dessa idade, tente fazer com que a rotina dele seja mais apertada. Então será a sua vez de dizer para si mesma: “meu bebê está ótimo”.

Fonte: Revista Pais e Filhos

Por Ana Carolina

Comentários

Comentários