Suco natural na lancheira da escola

Meu filho irá pela primeira vez à escola e entre inúmeras dúvidas o que mandar na lancheira é uma delas.

Eu não sou uma mãe extremista (as minhas amigas devem estar rindo nesse momento), mas também não sou nada adepta aos sucos de caixinha.

Sempre soube que a fruta in natura é a melhor opção, pois os sucos podem perder vitaminas e fibras além de conter muita frutose*.

As vitaminas das frutas perdem sua eficiência, principalmente a vitamina C, em contato com o oxigênio, então mesmo a fruta cortada em pedaços sofre o efeito da oxidação e no suco essa ação é ainda maior.

Essa perda é de 30 a 50% do teor de vitamina após 4 horas de exposição, mas algumas frutas como acerola, melão, abacaxi e maracujá sofrem menos efeito e não alteram o sabor em até 6 horas.

Mas também tomar só água na escola? Ainda mais com esse calorão…

Mesmo assim o suco natural ainda é uma fonte muito rica de vitaminas, sais minerais e uma ótima fonte de hidratação. Fiquei muito feliz ao descobrir que posso sim mandar suquinhos deliciosos!

Imagem: Google

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A oxidação se dá com o calor, luz do sol e exposição ao oxigênio portanto esse efeito pode ser diminuído ou atrasado com alguns cuidados:

  • Prepare o suco um pouco antes de a criança ir para escola;
  • Use uma garrafa térmica escura para evitar o contato com a luz;
  • Use uma garrafa térmica pequena e bem vedada. Certifique-se que ela esteja bem cheia, o que diminui a concentração de oxigênio e assim menor é a exposição do suco;

Lembre-se:  lancheira e garrafa térmica  de qualidade são muito importantes para que o lanche mantenha-se em temperatura adequada. Uma dica é colocar o suco bem gelado, pois se for somado o tempo de preparação do suco ate a hora do recreio o intervalo não é maior do que 3 horas, tempo que uma boa lancheira térmica é capaz de manter a refrigeração. Isso vale para todos os alimentos perecíveis como iogurtes e queijos por exemplo.

*Frutose é o açúcar das frutas que é rapidamente metabolizada como gordura – portanto crianças acima do peso ou diabéticas devem ter um cuidado especial – Consulte sempre seu pediatra e um nutricionista.

Sucos naturais são opções muito saudáveis e apesar de dar um pouquinho mais de trabalho valem mais a pena do que corantes e conservantes não é?

Por Ana Carolina

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