A importância da vacina contra a gripe em tempos de Covid-19

Hoje, no Dia Nacional da Imunização, damos o alerta para a importância da vacina da gripe em tempos de Covid 19 de maneira a resguardar a população de doenças que possam impactar o sistema imunológico. A vacinação é essencial para blindar o organismo contra agentes infecciosos e bacterianos.

Em tempos de uma crise pandêmica, como ocorre atualmente com a Covid-19, uma campanha como a de prevenção contra a gripe não só diminui a incidência de casos de Influenza, como também facilita no diagnóstico preciso para o Coronavírus.

Entretanto, o aumento dos movimentos de anti-vacinação e a proliferação das fake news nos últimos anos tem atrapalhado as campanhas em território nacional. Dentro deste cenário, cabe ao profissional de saúde conscientizar e educar o paciente para a importância da prevenção através de imunização através da vacina.

Estratégias de conscientização e convencimento dos benefícios da vacinação
Necessária para o controle e contenção de doenças graves, a vacinação é um direito fundamental social e que está previsto na Constituição Federal.

No caso de crianças e idosos, ainda é previsto tanto no Estatuto da Criança e do Adolescente quanto no Estatuto do Idoso. Porém, em muitos casos é preciso a utilização de estratégias para convencer os usuários – e seus familiares – de seus benefícios.

Dessa maneira, é preciso salientar detalhadamente o lado positivo, como ocorre o procedimento e os possíveis riscos tanto para quem se submeter a vacina quanto para quem recusar.

Em relação à vacina contra a gripe, uma das mais seguras e eficientes no quesito da prevenção, estudos demonstram que a mesma reduz entre 32% e 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da doença.

Além disso, em tempos de Coronavírus, este processo será fundamental para uma diferenciação entre as doenças e também resguarda os portadores de doenças respiratórias, grupo de risco para o Covid-19.

“A vacina contra a gripe é muito importante e a antecipação da campanha em um momento de pandemia do Covid-19 se dá para diminuir a incidência de infectados com Influenza. Essas pessoas deixam de procurar os prontos socorros dos hospitais, diminuindo a transmissão e aumentando o diagnóstico preciso do Coronavírus”, diz Dr. Ivan França, do Departamento de Infectologia e do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do A.C.Camargo Cancer Center.

Sempre é válido salientar que a aplicação da vacina pode ocasionar, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e enrijecimento. Porém, essas manifestações são benignas com efeitos de até 48 horas após a aplicação.

A contraindicação existe para usuários de reação anafilática prévia em doses anteriores ou pessoas que apresentem alergia a ovo de galinha e seus derivados.

Fonte: Sanarmed

Postado por Carla Biscaldi

 

Comentários

Leave a comment